O ESPETÁCULO

 Adolescer é um espetáculo de teatro da Cia DéJà-vu de Porto Alegre. No palco os assuntos atuais da adolescência transferem valores e significados de forma interativa. Desde que surgiu, em maio de 2002, a peça já teve 48 atualizações em seu texto e nestes quase 20 anos continua sempre atual. A montagem é atualizada anualmente pela dramaturga, diretora e professora de teatro Vanja Ca Michel, que extrai parte do conteúdo e insights no contato direto com adolescentes, psiquiatras, psicanalistas, psicólogos, docentes e do conteúdo de suas pesquisas e dos youtubers mais assistidos pelos jovens. As coreografias de Thiago Fernandes complementam as cenas e envolvem a plateia que se contagia com o que ali é retratado.

 

       Adolescer significa crescer, amadurecer e no palco vira uma experiência enriquecedora e transformadora para pais e filhos que vivenciam as emoções das personagens. O frescor da juventude, as mudanças corporais, a alta voltagem emocional, a busca da sexualidade, da identidade, a fase da transformação, as tendências cercadas pelo excesso de informações, a vida online e offline, as difíceis tomadas de decisões e questionamentos sobre o sentido da vida, desafiam os adolescentes que ao assistir Adolescer podem apreciar seus conflitos num lugar de honra. Estas contradições e inadequações nos revelam a incapacidade que muitas vezes temos para coordenar a vida afetiva. A loucura da vida cotidiana não nos permite muitas vezes ouvir os filhos, os pais e muitas vezes até negar o seu crescimento e suas preocupações. Neste momento de tantas dúvidas e angústias é gratificante assistir um espetáculo que nos lembre que também já fomos adolescentes, nos mostrando que não existe nada que substitua o afeto.

 

      Desde 2020, Adolescer também está nos livros didáticos da Coleção Teláris Artes, da Editora Ática. A peça é tema de um dos capítulos da publicação que tem sido distribuída para a rede de ensino público e particular do sexto ano em diversas escolas do Brasil.

 

     Além das apresentações à noite para o público, Adolescer também faz sessões especiais nos turnos manhã e tarde para escolas e ONGs que trazem suas turmas. O espetáculo também realiza apresentações em outras cidades até fora do Rio Grande do Sul.

2017 maio TSP .jpg